quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Uma mulher respeitável

por Nancy Wilson
Respeitar o marido é um dos claros mandamentos de Deus para as esposas. Uma das coisas mais difíceis para elas perceberem é que esse mandamento não depende dos maridos. Não é um mandamento para que os maridos sejam respeitáveis (embora devessem ser). É um mandamento das esposas e para as esposas. E o respeito realmente tem a ver com as esposas, não com os maridos.
O que eu quero dizer com isso? A esposa precisa ver que é ela quem tem de fazer alguma coisa. Respeito é uma atitude que a esposa deve exteriorizar. Aqui estão algumas coisas que caracterizam a mulher respeitosa:
1. Não pensa mal do seu marido, mas se fixa em seus pontos fortes e atitudes piedosas.
2. Demonstra gratidão a ele por seu trabalho, provisão e habilidades.
3. Mostra-se preocupada com as necessidades e desejos de seu marido.
4. Fala amavelmente com ele.
5. Atende a seus pedidos, submetendo-se a ele nas pequenas e grandes coisas.
6. Fala bem dele aos outros.
7. É confiável.
8. Em busca de conselho, ela primeiro vai a ele.
9. Ora por ele.
10. Ela o perdoa.
Mas algumas mulheres dirão: “Eu me recuso a fazer isso. Meu marido não é digno de tal tratamento”. Então por que se casou com ele? Alguns maridos podem alegar que se recusam a amar suas esposas porque elas não são amorosas nem dignas de amor. Então porque se casaram com mulheres que não poderiam amar? De qualquer maneira, eles ainda são ordenados pelas Escrituras a amá-las.
Por isso é tão importante para uma mulher casar-se com alguém por quem tenha grande respeito. Caso contrário, isso será uma grande barreira. Se você tem grande estima por seu marido, você casou com o cara certo. Afinal, respeitar um homem respeitável não é tão difícil.
Mas se, por outro lado, você já está casada com alguém por quem tem pouco respeito, o mandamento ainda está lá, só que será bem mais difícil obedecê-lo. Mesmo sendo difícil, será bom para você e seu marido se você começar a tratá-lo com respeito incondicional, por respeito a Cristo e à sua Palavra.
Fonte: http://www.feminagirls.com/2010/08/16/a-respectful-wife/
Tradução: Eva Luiza Santana

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Tempo de Buscar ao Senhor


Oséias. 10:12
Semeai para vós em justiça, ceifai segundo a misericórdia; lavrai o campo de lavoura; porque é tempo de buscar ao Senhor, até que venha e chova a justiça sobre vós.

Semeai para vós em justiça, ceifai segundo a misericórdia; lavrai o campo de lavoura; porque é tempo de buscar ao SENHOR, até que venha e chova a justiça sobre vós.
Oséias 10:12
Semeai para vós em justiça, ceifai segundo a misericórdia; lavrai o campo de lavoura; porque é tempo de buscar ao SENHOR, até que venha e chova a justiça sobre vós.
Oséias 10:12
Semeai para vós em justiça, ceifai segundo a misericórdia; lavrai o campo de lavoura; porque é tempo de buscar ao SENHOR, até que venha e chova a justiça sobre vós.
Oséias 10:12
Esse texto da Palavra de Deus mostra que Oséias profetizou numa época de muito sincretismo, mistura de religiões, onde o povo seguia Baal, as religiões cananitas e também seguia ao Deus Todo Poderoso O Deus Jeová. Um tempo muito parecido com o nosso tempo, um tempo aonde as pessoas vão às igrejas evangélicas, e ao mesmo tempo, vão ao espiritismo, as religiões orientais, estão na igreja e ainda alguns vão até procurar cartomante para saber do seu futuro. Gente que vive correndo em todos os lugares e vai misturando sua cabeça. As pessoas vivem sem rumo, esse é um tempo confuso. Nós vivemos numa época em que as fronteiras de moralidade e de respeito estão caindo. Nesse tempo de sincretismo, sensualismo, materialismo aonde as pessoas iam a esses cultos para melhorarem suas colhetas, aumentarem seus grãos. Onde muitos procuram participar do culto fazerem campanhas, ir a uma reunião de oração para aumentar o dinheiro, pra ficar mais rico, prosperar. Então entrou na cabeça de muita gente o famoso evangelho da prosperidade, o crente vai ficar rico. Não vai, não é bíblico é mentira. Nós não pregamos o evangelho da prosperidade porque não funciona em todo lugar. Por exemplo: os crentes de Moçambique o que vamos fazer com eles. São servos de Deus oram jejuam, buscam a Deus. Os crentes de Angola, Somália, sertão nordestino, não funciona.  O evangelho da prosperidade nasceu com a classe media dos EUA e já não está dando certo.  Mas também não pregamos o evangelho da miserabilidade.  Aquele tipo de crente que diz assim: “quanto pior mais ungido, aleluia, estar passando por dificuldades, glória A Deus isso é que é crente”.  Nada disso. Nós pregamos o evangelho que Deus é Deus supridor, provedor e nós cremos de todo coração, temos convicção que toda pessoa que anda com Deus melhora de vida em todos os aspectos.

O que o profeta estar dizendo que é tempo de buscar ao Senhor.  Deus é o Deus do avivamento, ninguém fabrica o avivamento. Quando você ler assim: semana para o Senhor derramar o avivamento, ninguém obriga Deus, não adianta dizer eu determino que Deus faça um avivamento.  Eu não quero esse Deus que eu determino e Ele obedece. Eu quero um Deus que é soberano, que governa, comanda que diz: agindo Eu quem impedirá. Precisamos entender que as coisas não são como parece. A história dos dois anjos na casa do rico e do pobre “AS COISAS NÃO SÃO COMO PARECE” a vaca que morreu. Se Deus  estar no controle as coisas não são como parece mas como ele quer.
Titulo: Mas o que eu preciso para buscar a presença do Senhor?

I.  EU PRECISO SAIR DA CONTEMPLAÇÃO v.12 a “semear”

Se eu quero a benção de Deus então preciso canalizar todos meus esforços, não posso viver de forma desleixada com a vida cristã. Não posso viver no comodismo, de braços cruzados, desinteressado apesar do meu zelo pelo evangelho. Esse quadro é alienante. E não é isso que Jesus tem para seus filhos, mas nos fazer agentes atuantes e transformadores do meio em que vivem.  Rm. 12:1,2. 1 Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. 2 E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

Quando a igreja do Senhor, em sua jornada, militância, torna-se passiva e acomodada, ela imediatamente escorrega para a ruína moral e frieza espiritual.

II. EU PRECISO DE UM TEMPO DE PREPARAÇÃO v.12b.”Arai o campo de pousio[1]
Arai o campo do pousio = campo novo.  Arar = a preparar. Para que haja um avivamento, um despertamento, um novo tempo na igreja, na nossa vida issa lei é fundamental. Um tempo de preparação. É necessário nos prepararmos para esse tempo da visitação e da benção do Senhor.  Nenhuma colheita ocorre sem que haja preparação.
Ervas daninhas crescem em qualquer lugar sem preparar, mas para um tempo de avivamento, de mudança de derramamento do Espírito Santo, de evangelismo e de conversões sem precedentes é necessário que preparemos o nosso coração. Que cada um se ponha diante de Deus e peça para Ele tirar os pecados que lhe ofendem. Irmão a tecnologia dos dias de Oseías mudou, mas o principio é o mesmo, preciso preparar a terra para o plantio. Nós queremos ver o poder de Deus, ver gente convertida, vê nossa vidas, nossas famílias transformadas?  Então vamos preparar a nossa vida para que isso aconteça. Em Is. Deus diz: Vós que carregais a arca do Senhor santificai-vos. 52. 11 Retirai-vos, retirai-vos, saí daí, não toqueis coisa imunda; saí do meio dela, purificai-vos, os que levais os vasos do Senhor. Ai nós vamos experimentar o poder de Deus. Vamos quebrar essa terra dura.  2 Cron. 7:14 e se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se desviar dos seus maus caminhos, então eu ouvirei do céu, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.

III . EU PRECISO DESFRUTAR DO QUE PLANTEI v. 12c.”até que ele venha e chova justiça sobre vós”.

A nossa luta torna-se mais firme e perseverante, quanto mais explicita for nossa expectativa daquilo que o Senhor tem pra nos dar. O que nós esperamos do Senhor? Vida eterna, paz interior, alegria, conforto, cura interior, libertação, suprimento para todas as áreas da vida. Ele é o Deus supridor, recompensador e podemos dizer Sl.23; 46; 91; Deus conosco (Emanoel).

CONCLUSÃO: Para que eu entenda quem é o meu Deus e o que Ele tem para mim eu preciso sair da contemplação, lendo a palavra, orando, jejuando, santificando; preparar a minha vida, coração; e desfrutar das suas bênçãos.

Josias Sillva.
Javé Nissi.
           




[1] s.m. Descanso que se dá a uma terra cultivada, interrompendo-lhe a cultura por um ou mais anos. O terreno que está de pousio. Adj. Inculto, não semeado.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

O orgulho e a preparação do homem de Deus

Texto Para Estudo: Daniel 4
Tema: O orgulho e a preparação do homem de Deus

         Nesta etapa da preparação, Deus está à procura de homens e mulheres que tenham um coração humilde perante Ele. Se há um pecado que desagrada e afronta diretamente o Senhor nosso Deus, podemos dizer que esse pecado é o orgulho. O orgulho nasceu no coração de Lúcifer, e esse pecado é nocivo na vida do servo(a) de Deus. Mas o que é o orgulho? “É uma atitude de independência de Deus, auto-suficiência doentia, uma adoração de si mesmo numa atitude de insubordinação a autoridade divina”. Há um rei que, quero usar durante esta mensagem como exemplo, pois ele expressou em sua vida um grau de orgulho tão grande que Deus teve que tratar diretamente com Ele. Estou falando do rei Nabucodonosor, o soberano de Babilônia. Vejamos como tudo aconteceu:

         I - O Rei tranqüilo em sua casa sonha um sonho estranho (Dn.4:4-8): Deus deu esse sonho a Nabucodonosor quando ele estava “tranqüilo” em sua casa e “feliz”. Em outras palavras, o momento era de paz e prosperidade. Todos nós gostaríamos que as coisas sempre acontecessem assim; mas num momento como esse, nós temos a tendência de nos tornarmos orgulhosos e auto-suficientes à semelhança de Nabucodonosor (Dn. 4:30). 30 falou o rei, e disse: Não é esta a grande Babilônia que eu edifiquei para a morada real, pela força do meu poder, e para a glória da minha majestade?
           a)- Interpretação desejada (4:6-8) – Os magos e sábios de Babilônia não conseguem decifrar o sonho, mas Daniel consegue e adverte o rei (4:9-18). 27 Portanto, ó rei, aceita o meu conselho, e põe fim aos teus pecados, praticando a justiça, e às tuas iniqüidades, usando de misericórdia com os pobres, se, porventura, se prolongar a tua tranqüilidade.  
           b)- O sonho era uma sentença divina sobre Nabucodonosor por causa do seu orgulho (Dn. 4:24,25). 24 esta é a interpretação, ó rei é o decreto do Altíssimo, que é vindo sobre o rei, meu senhor: 25 serás expulso do meio dos homens, e a tua morada será com os animais do campo, e te farão comer erva como os bois, e serás molhado do orvalho do céu, e passar-se-ão sete tempos por cima de ti; até que conheças que o Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens, e o dá a quem quer.
           c)- Nabucodonosor ficou doente, louco, um distúrbio mental o fez passar a conviver com os animais, pois se imaginava um animal, ele estava sofrendo de zoantropia (do grego “homem” e “animal”). 29 Ao cabo de doze meses, quando passeava sobre o palácio real de Babilônia, 30 falou o rei, e disse: Não é esta a grande Babilônia que eu edifiquei para a morada real, pela força do meu poder, e para a glória da minha majestade? 31 Ainda estava a palavra na boca do rei, quando caiu uma voz do céu: A ti se diz, ó rei Nabucodonozor: Passou de ti o reino. 32 E serás expulso do meio dos homens, e a tua morada será com os animais do campo; far-te-ão comer erva como os bois, e passar-se-ão sete tempos sobre ti, até que conheças que o Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens, e o dá a quem quer. 33 Na mesma hora a palavra se cumpriu sobre Nabucodonozor, e foi expulso do meio dos homens, e comia erva como os bois, e o seu corpo foi molhado do orvalho do céu, até que lhe cresceu o cabelo como as penas da águia, e as suas unhas como as das aves:
Depois desse tratamento na faculdade da humilhação, então, Deus o restituiu no trono novamente. O Senhor não trabalha com orgulhosos, mas sim com pessoas humildes de coração (Mq. 6:8). 8 Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor requer de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benevolência, e andes humildemente com o teu Deus?
       
            II- A História secular está cheia de exemplos de pessoas orgulhosas que Deus tratou diretamente com elas:
         Tomas Andrews, o construtor do Titanic, disse: “Nem Deus afunda esse Navio”. Poucos dias depois dessa afirmação às 23h40 do dia 14 de Abril de 1912 o insubmergível Titanic fora para o fundo do Oceano Atlântico.
         John Lennon, Líder dos The Beatles, desafiou: “O Cristianismo passará. Atualmente somos mais populares do que Jesus!”. Em menos de dois anos o grupo se desfez, e John Lennon foi brutalmente assassinado por um fã defronte do Edifício onde morava.
         Tancredo Neves, Candidato à Presidência da República em 1985, disse: “Se eu tivesse 70 votos do PDS não precisaria da ajuda nem de Deus”. Tancredo ganhou as eleições, porém, não chegou nem a comparecer para a posse que fora marcada para o dia 15/03/85, pois ficou doente e faleceu no dia 21/04/85 sem se quer chegar a governar o País. 
            Um Exemplo Bíblico. Saul achou que podia tudo. 1Sm 15. Nabucodonosor e Saul, são clássicos bíblicos de reis que deixaram a soberba crescer em seu coração.

         Conclusão: Se você tem sido orgulhoso no teu íntimo, então, tu não estás preparado para viver e nem andar com Deus. O Senhor só porá grandes coisas no teu coração se de fato houver nele o elemento humildade, pois Jesus nos exorta a aprender essa virtude com ele “... aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração...” (Mt. 11:29).
                  
 Para os crentes:
         Qual a parte de sua vida, em que você precisa de mais humildade?
(No trabalho, escola, igreja, casamento, namoro, amizades, família, etc).

Para os que ainda não professaram Jesus como seu salvador:
         Rompa com seu orgulho agora e reconheca que  Jesus e o único Salvador e Senhor de sua vida?

Josias Sillva
Jave Nissi.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

COMO VAI O MINISTÉRIO DE MÚSICA DA IGREJA?


 
Qual tem sido o principal objetivo de nossa adoração?
A quem temos adorado?
Como temos adorado?

O Catecismo Maior de Westminster pergunta Nº 1;
1. Qual é o fim supremo e principal do homem?
Resposta. O fim supremo e principal do homem e glorificar a Deus e gozá-lo para sempre. Rom. 11:36; 1 Cor. 10:31; Sal. 73:24-26; João 17:22-24.

ADORAÇÃO:
Culto, honra, reverência e homenagem prestados a poderes superiores, sejam seres humanos, anjos ou Deus (Sl 96:9). Na Bíblia há quatro etapas de desenvolvimento da adoração a Deus.
1.      Os patriarcas adoravam construindo altares e oferecendo sacrifícios (Gn 12:7-8; 13:4).
2.      Em seguida veio à adoração no TABERNÁCULO e no Templo, com um sistema completo de SACRIFÍCIOS.
3.      A adoração nas SINAGOGAS começou durante o CATIVEIRO.
4.      Da adoração cristã fazem parte pregação (At 20:7), leitura das Escrituras (1Tm 4:13), oração (1Tm 2:8), louvor (Ef 5:19) e ofertas (1Co 16:1-2), além de batismos (At 2:37-41) e da ceia do Senhor (1Co 11:23-29).

Em Êxodos 20.1-7 a Palavra de Deus nos mostra o imperativo não terás outro deuses além de Mim v3.

1 E Deus falou todas estas palavras: 2 "Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te tirou do Egito, da terra da escravidão. 3 "Não terás outros deuses além de mim. 4 "Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra. 5 Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam,6 mas trato com bondade até mil gerações aos que me amam e guardam os meus mandamentos. 7 "Não tomarás em vão o nome do Senhor teu Deus, pois o Senhor não deixará impune quem tomar o seu nome em vão

Porque Deus nos deu essa lei?
Porque insistimos em quebrar essa lei?

Deus arquitetou o seu projeto, e esse projeto tem que ser executado de acordo com o plano de ação que ele criou. E esse projeto só conseguimos cumprir quando o estudamos e o conhecemos. Qual mestre de obra começa edificando um edifício sem primeiro conhecer e estudar o projeto?

Quando Deus instituiu a lei para o seu povo, é porque Ele sabia que nós teríamos essa capacidade de tentar mudar o seu projeto, Ele sabia que precisávamos desse projeto para seguir a risca (Sl 119.4). Sem esse projeto e o plano de ação de Deus, com relação à adoração, nós agiríamos de acordo com os nossos gostos e meios.

O PROJETO DO HOMEM
O que tem acontecido nos últimos tempos é que, temos tentado adorar a Deus de acordo com o nosso modelo de projeto, e temos criado planos de ação e estratégias sem fundamentos bíblicos, oferecendo coisas condenadas a Deus. Quando não agimos de acordo com a Palavra de Deus, “colocamos na nossa mente e na mente das pessoas que o projeto e o plano de Deus já estão ultrapassados, faz muito tempo que Deus deu essa lei para o povo, hoje estamos numa época diferente, século XXI, porque seguir algo tão antigo?”. Temos novas tendências, os músicos tocavam com instrumentos feitos no facão, hoje temos instrumentos tecnológicos mais aperfeiçoados. A tecnologia agora é a peça chave da vez. Não quero aqui dizer que a tecnologia é coisa do Diabo não! Mas quando usamos meios, tentando burlar um projeto perfeito, o que estamos achando de Deus? Que (bill Gates) é o cara e Deus é passado.

Temos criado modelos de cultos, modalidades de musicas, meios sem fins espirituais, mas com bons fins lucrativos. Isso agora é o que vale. Menos a Palavra de Deus.

A adoração a Deus só será verdadeira, quando a usarmos de acordo com o projeto e modelo de Deus instituído para o seu povo.

A música desenvolvida em nossas igrejas, hoje, tem que ser a nossa preocupação constante, isso porque a Igreja de Cristo ainda não atentou para o uso da música no culto como um meio para ensinar, exortar, instruir, como a Bíblia nos indica Cl.3.16,17. Em contrapartida, parecem usar música como um meio de diversão, onde o cantar perde a sua função primeira para dar lugar ao entretenimento, negligenciando-se o texto que se canta. Desta forma, o culto perde o seu sentido e passa a ser avaliado a partir da quantidade de cânticos cantados e pelo ritmo.

Até onde iremos com isso?
Até quando estarão fechados os nossos olhos e ouvidos, para essa desordem que se encontra na música cristã?

O PROJETO DE DEUS
Precisamos seguir o projeto de Deus. Jo. 4.24
Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.

Kevin j. Conner em seu livro “Os Segredos do Tabernáculo de Davi” diz; O Senhor Jesus disse que o Pai procura aqueles que o adorem “Em espírito e em verdade”. O homem foi criado para adorar a Deus. No entanto, ele não sabe como adorar a Deus adequadamente, apesar de seu anseio em adora-lo. É por essa razão que o homem elabora formas de adoração ou algum tipo de programa para os cultos religiosos e pede a Deus que abençoe esse programa. Como o homem não sabe como Deus deseja ser adorado, ele desenvolve várias formas de adora-lo, as pessoas se congregam de uma forma que deseja de acordo com suas referencias e inclinações espirituais e que não ofenda suas concepções e seu estilo de vida.

COMO PODEMOS ADORAR EM ESPÍRITO?
COMO PODEMOS ADORAR EM VERDADE?

Adorar em espírito é entender que o Espírito Santo vem sobre o espírito redimido do crente, provocando amor, adoração, devoção, honra e respeito para levar-nos a Deus. Sem o Espírito Santo, o louvor é cantoria, mas com o Espírito, é adoração reverente e consciente do Deus ao qual estamos louvando. O homem é nascido de novo em espírito pelo Espírito Santo (Jo. 3.1-5). 3 Em resposta, Jesus declarou: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo. 4 Perguntou Nicodemos: "Como alguém pode nascer, sendo velho? É claro que não pode entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe e renascer! 5 Respondeu Jesus: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito.

O nosso espírito deve estar em comunhão com o Espírito Santo de Deus (Rm 8. 16 O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus.) 1Co. 6 17 Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele.

Quando o Espirito Santo atua sobre o espírito redimido, a adoração em espírito sobe até Deus, que é Espírito. Jo. 4. “24 Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade".

A adoração em verdade, é adorar de acordo com a Palavra de Deus. Jesus disse: “Santifica-os na verdade: a tua Palavra é a verdade”! Jo. 17.17. A Palavra de Deus é a Palavra da Verdade.

Portanto, para adorar a Deus precisamos conhecer o seu projeto, e como ele quer que atuemos no seu plano de ação. Ação essa que é completa em Jesus Cristo.



Josias Sillva.
Javé Nissi.