quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

HA!! A MOCIDADE!

Eclesiastes 11.9,10 

Este texto dá a entender que o poeta está encorajando a juventude a uma auto-indulgência insensata, mas logo ele dá uma advertência sóbria segundo a qual Deus levará tudo a juízo (Mt.12.36) "O grande Porém é, acharmos que tudo o que fazemos é correto e nos esquecemos muitas vezes da Palavra de Deus. (. "Todos os caminhos do homem são limpos aos seus olhos, mas o Senhor pesa os espíritos" (Pv 16.2).

1°_ALEGREM-SE v9 
Alegria: (Emoção e estado de satisfação e felicidade. Sl 16.11). Tu me mostras o caminho que leva a vida. A tua presença me enche de alegria e me traz felicidade para sempre. O salmista fala de uma alegria de estar na presença de Deus que é uma alegria continua, não falta. Mas, a alegria do mundo essa passa, tudo é vaidade. Cp1 Ec. 9.1 1 Deveras a tudo isto apliquei o meu coração, para claramente entender tudo isto: que os justos, e os sábios, e as suas obras, estão nas mãos de Deus; se é amor ou se é ódio, não o sabe o homem; TUDO PASSA perante a sua face. (IRs. 3.12; A sabedoria de Salomão). No evangelho de João 16.20-22 existe uma promessa de Jesus, hoje como cristãos vivemos em tristeza por esse mundo viver como vive, mas ele faz uma promessa olha vocês hoje estão tristes, mas, eu vou voltar e a alegria de vocês ninguém poderá tirar. 

2°_ANDAR PELOS CAMINHOS v9 
Por onde temos andado? Quais os caminhos que temos trilhado? O que anda satisfazendo o nosso coração? (Jó 31.7-15) Tenho feito conforme as minhas vontades e meus desejos? (Tudo o que temos feito saiba de uma coisa, Deus está vendo no finalzinho do v9 vem o alerta do poeta. Ver também. Ec. 3.17) O Salmista C.42.7 Fala que um abismo chama outro abismo e o seu fim é a cova. _Se estivermos andando errantes pelo caminho, precisamos de uma bússola para nos guiar. Nm. 15. 37 Disse mais o Senhor a Moisés: 38 Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes que façam para si franjas nas bordas das suas vestes, pelas suas gerações; e que ponham nas franjas das bordas um cordão azul.39 Tê-lo-eis nas franjas, para que o vejais, e vos lembreis de todos os mandamentos do Senhor, e os observeis; e para que não vos deixeis arrastar à infidelidade pelo vosso coração ou pela vossa vista, como antes o fazíeis; 

3°_AFASTE DO SEU CORAÇÃO v10 
Remove tudo o que é impuro de sua vida e de sua mente, para que você possa viver uma vida de santidade na presença do Senhor. 2Co. 7.1 Ora, amados, visto que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, 2 Tm. 2. 21 Se, pois, alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e útil ao Senhor, preparado para toda boa obra.22 Foge também das paixões da mocidade, e segue a justiça, a fé, o amor, a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor. Sabe por que precisamos agir desta maneira? 

4°_A VELHICE CHEGA RÁPIDO v10b 
Porque a juventude e a primavera da vida são vaidade. O escritor coloca a vida como uma primavera, que num instante passa. (Rápido demais) Sl.39.5-6. Se não sabemos valorizar a nossa vida, precisamos pedir a Deus que nos ensine a contar os nosso dias. Sl.90.12. Conclusão: Sl.34.11—22. 

QUE O SENHOR CONTINUE NOS GUARDANDO DO MAL.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

O AMOR DE DEUS É A FONTE DE VIDA


Deus prova o Seu amor para a humanidade, mesmo que ela estava vivendo na rebeldia. E a obra que Ele realizou por meio do Seu Filho em favor dos pecadores, demonstra ainda melhor a magnitude da GRAÇA divina em toda a transação da salvação dos pecadores; porque podemos estar certos de que nada existe no homem que possa ser encarado como alguma espécie de mérito aos olhos de Deus, que possa ter inspirado o Criador a enviar o Seu Filho unigênito a morrer pelos homens. Jesus é a nossa fonte de vida. 
                     
     Através do amor de Deus fomos:

    I. Remidos (leia Romanos 5:6-8).
        A morte de Cristo é que define aquilo que não éramos capazes de realizar por nossa própria conta, por nossa própria força. Porque nada de tudo quanto poderíamos fazer era suficiente para dar solução ao nosso problema e necessidade moral. Foi Cristo quem se deu a si mesmo por nós, a fim de nos livrar de toda maldade e de nos purificar, fazendo de nós um povo que pertence somente a Ele e que se dedica a fazer o bem. Ou seja, Cristo nos libertou mediante o pagamento de um preço, este valor lhe custa à vida (a morte no calvário).

    II. Justificados (leia Romanos 5:9).
          Não poderíamos ser justificados, sem antes sermos remidos. Porque a justificação depende da redenção. E a morte de Cristo (vv. 6-8) cumpriu a redenção por nós. Apostolo Paulo diz: “Fomos aceitos por Deus por meio da morte de Cristo na cruz, é mais certo ainda que ficaremos livres, por meio dele, do castigo de Deus”. As pessoas são justificadas através da fé, que Deus lhes dá pela ação do ESPÍRITO SANTO. Jesus nos justificou perante Deus; e ficamos livres do castigo de Deus.

    III. Reconciliados (leia Romanos 5:10-11). 
         O amor de Deus é a fonte de vida porque através dele: fomos remidos, justificados e reconciliados. Ou seja, nós não éramos somente pecadores, mas inimigos de Deus; por vivermos obedecendo a Satanás e não a Ele. E por meio da reconciliação, voltamos viver em harmonia com Deus. E por sermos aceitos por Deus pela nossa fé nEle, temos paz com Ele por meio do nosso Senhor Jesus Cristo.  E não somente isso, mas também nós nos alegramos por causa daquilo que Deus fez por meio do nosso Senhor Jesus Cristo, que agora nos tornou amigos de Deus.
                
         Conclusão: Deus nos mostrou o quanto nos ama: Cristo morreu por nós quando ainda vivíamos no pecado. O que o Espírito Santo nos ensinou que a salvação não é o resultado dos esforços de nenhum de nós; e além do mais precisamos viver em harmonia com o Deus Pai, Deus Filho, e Deus Espírito.
Josias Sillva
Jave Nissi.