quinta-feira, 29 de setembro de 2011

"Principios Puros"

“Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor. Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças; finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento” ( filipenses 4:5,6 e 8)

O autor desta carta é o apostolo Paulo que escreve a igreja de filipos. Filipos era uma cidade que ficava na província romana da macedônia, que hoje faz parte da Grécia. Esta igreja foi a primeira a ser fundada por Paulo na sua segunda viagem missionaria relatada em (Atos 16:12-40); e no momento em que esta na cadeia escreve esta carta aos filipenses.
Paulo escreve esta carta com o objetivo de sarar sérios problemas de falsas doutrinas que alguns ensinavam na igreja; é uma carta pessoal a igreja.
Desde o inicio de nossa conversão, aprendemos vários princípios que nos ajudam a viver e a mudar nossa antiga natureza. Através da palavra de Deus mudamos nossa forma de agir, de pensar, de falar. Esses princípios nos ajudam a termos uma vida pratica no dia-a-dia e a sabermos lidar com as dificuldades cotidianas.
Porem ao longo do tempo, alguns cristãos vem se esquecendo destes princípios, ou abandonam os mesmos.
No texto em que lemos, Paulo exorta a igreja de filipos destes princípios que nos ajudam a combater as heresias e a termos uma vida reta diante de Deus.
Em vários princípios, vamos destacar três princípios práticos para nossa vida cristã.

1-ser moderado na conduta (vs.5)

É necessário que o crente tenha uma vida de bom proceder, uma conduta moderada, sem exageros. Jesus nos ensinou em seu ministério terreno a sermos simples e humildes a fim de fazer o bem, guardar os mandamentos, ter testemunho de cristão por onde andarmos, a nossa moderação deve ser conhecido a todos. (2tm. 1:7)

2-ser exemplo de oração (vs.6b)

Todo cristão deve ter uma vida de oração; não importa em que ocasião se encontra. Jesus nos ensina a orar em todo tempo sem cessar (1 ts 5:17). A oração é o meio que nos faz ter comunhão com Deus.
Precisamos orar constantemente dia-a-dia para vencermos o mal de cada dia, para permanecermos firmes no senhor. (Cl 4:2)

3-ter o mesmo pensamento de Cristo (vs.8)

Tornar-se um cristão forte envolve uma mudança completa de personalidade, do coração para fora. Para se comportar como um cristão precisa-se pensar como um cristão. O cristão precisa pensar ativamente, e não passivamente. Paulo diz para deixar que tudo isso "ocupe o vosso pensamento" (4:8). Uma mente ociosa acolherá todo tipo de pensamentos, desde os bons até os maus; mas uma mente ativa trabalhará para controlar-se, detendo-se no que é nobre e bom, deixando fora o que corrompe. Jesus ensinou que, não somente nossos atos, mas nossos pensamentos por trás deles serão julgados no dia final (Rm 13:13; 1TS 5:22; 1Ts 4:3-8)

*Perguntas para refletir e se analisar

-Quais coisas, na sua prática diária, ameaçam sua capacidade de ocupar sua mente com o que é bom?
-ate que ponto nós temos sido moderado?
-no nosso dia-a-dia, temos tido uma vida de oração?



Wellton Guilherme
Presidente De Mocidade IPB ur-02

3 comentários:

  1. Boa noite,
    amei o blog... que Deus continue os instruindo em sabedoria, estou seguindo.
    Ainda estamos em construção, mas segue de volta,
    ajuda a divulgar:
    baurim-viladejovens.blogspot.com

    Paz de Cristo.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado presbiteo Fábio e a baurim!
    Deus os abençoe ricamente !
    Continuem a orar por nós.

    ResponderExcluir