Deus prova o Seu amor para a humanidade, mesmo que ela estava vivendo na rebeldia. E a obra que Ele realizou por meio do Seu Filho em favor dos pecadores, demonstra ainda melhor a magnitude da GRAÇA divina em toda a transação da salvação dos pecadores; porque podemos estar certos de que nada existe no homem que possa ser encarado como alguma espécie de mérito aos olhos de Deus, que possa ter inspirado o Criador a enviar o Seu Filho unigênito a morrer pelos homens. Jesus é a nossa fonte de vida.
Através do amor de Deus fomos:
I. Remidos (leia Romanos 5:6-8).
A morte de Cristo é que define aquilo que não éramos capazes de realizar por nossa própria conta, por nossa própria força. Porque nada de tudo quanto poderíamos fazer era suficiente para dar solução ao nosso problema e necessidade moral. Foi Cristo quem se deu a si mesmo por nós, a fim de nos livrar de toda maldade e de nos purificar, fazendo de nós um povo que pertence somente a Ele e que se dedica a fazer o bem. Ou seja, Cristo nos libertou mediante o pagamento de um preço, este valor lhe custa à vida (a morte no calvário).
II. Justificados (leia Romanos 5:9).
Não poderíamos ser justificados, sem antes sermos remidos. Porque a justificação depende da redenção. E a morte de Cristo (vv. 6-8) cumpriu a redenção por nós. Apostolo Paulo diz: “Fomos aceitos por Deus por meio da morte de Cristo na cruz, é mais certo ainda que ficaremos livres, por meio dele, do castigo de Deus”. As pessoas são justificadas através da fé, que Deus lhes dá pela ação do ESPÍRITO SANTO. Jesus nos justificou perante Deus; e ficamos livres do castigo de Deus.
III. Reconciliados (leia Romanos 5:10-11).
O amor de Deus é a fonte de vida porque através dele: fomos remidos, justificados e reconciliados. Ou seja, nós não éramos somente pecadores, mas inimigos de Deus; por vivermos obedecendo a Satanás e não a Ele. E por meio da reconciliação, voltamos viver em harmonia com Deus. E por sermos aceitos por Deus pela nossa fé nEle, temos paz com Ele por meio do nosso Senhor Jesus Cristo. E não somente isso, mas também nós nos alegramos por causa daquilo que Deus fez por meio do nosso Senhor Jesus Cristo, que agora nos tornou amigos de Deus.
Conclusão: Deus nos mostrou o quanto nos ama: Cristo morreu por nós quando ainda vivíamos no pecado. O que o Espírito Santo nos ensinou que a salvação não é o resultado dos esforços de nenhum de nós; e além do mais precisamos viver em harmonia com o Deus Pai, Deus Filho, e Deus Espírito.
Josias Sillva
Jave Nissi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário