terça-feira, 23 de agosto de 2011

A BATALHA CONSTANTE DO CRENTE


Gálatas 5.16-25

A carta de Gálatas é escrita para um povo que estava abandonando o evangelho de Cristo e passando a outro evangelho;
Destinatário         Ele escreveu não a uma Igreja local, mas a uma região - “Galácia”, que compreendia algumas cidades e igrejas. As igrejas da região da Galácia eram as de Antioquia, Icônio, Derbe e Listras, Igrejas essas que Paulo fundou em sua primeira viagem missionária. (At.14: 20 - 21)
Circunstância        Paulo pregara o evangelho na sua pureza. Cristo é suficiente. Só que veio um pessoal “cristãos Judeus”, falsos irmãos (2: 4; 5:1 - 2) dizendo que para ser salvo era preciso de boas obras e obediência a lei - só Cristo não bastava - precisa de algo mais. Lema: “Se não vos circuncidar segundo o costume de Moisés, não podereis ser salvo” (At.15:1). Estava assim declarado que a fé em Cristo era insuficiente para a salvação - circuncisão, obediência a lei deve ser acrescentada. Eles estavam afastando os crentes da obediência ao evangelho de Cristo e arrastando à observância da lei mosaica. Estes falsos cristãos estavam substituindo a verdade do evangelho pelo ensino judaico. Paulo vai contra! A autoridade apostólica de Paulo fora posta em dúvida, razão pela qual ele também procura restabelecer nesse livro sua autoridade. Há uma confusão muito grande a respeito da vida cristã! Aceite Jesus como seu Salvador e tudo ficará bem... Não vai haver mais problemas na vida muitos televangelistas com seus evangelhos de prosperidade pregam isso. Mas é mentira!
Quando nascemos de novo, tornamo-nos novas criaturas em cristo... Somos filhos de Deus... Agora pertencemos a Cristo... Mas é nessa hora que a batalha começa! Quando vivíamos no mundo éramos guiados pelas nossas paixões e pelo príncipe da potestade deste mundo, vivíamos nas garras do diabo, logo ele não podia se preocupar comigo e com você, mas quando nascemos de novo ai as coisas começam a ficar difícil. Na estou dizendo que o não-cristão não tem conflito moral, mas é muito mais forte no crente, porque o crente começa a perceber as duas naturezas que ele tem, e há um verdadeiro cabo de guerra entre as duas.
1_ O CRENTE TEM DUAS NATUREZAS
Quando o Espírito Santo trouxe convicção do pecado e nos levou a Cristo para perdão e reconciliação com Deus, algo maravilhoso aconteceu: “Se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que tudo agora é novo” IICo. 5. 17
Somos novas criaturas com nova natureza, mas ainda conservamos a velha natureza. De vez em quando ela vem à tona, não precisa fazer muito não, ela sempre aparece!
É por isso que Paulo descreve a vida cristã em termos de guerra – uma batalha – “revesti-vos de toda armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo” Ef 6.11.
Há alguns cristãos que acham que não existe conflito porque crêem que sua natureza pecaminosa foi erradicada – está morta, mas Paulo não concordou com isso. Gl 5.17. À medida que aprendemos a viver no espírito, a velha natureza se torna mais e mais subjugada, embora não aniquilada. Ela continua ao lado da nova natureza. A batalha entre elas é forte e incessante.
II_ AS OBRAS DA CARNE
Paulo começa dizendo que as obras da carne são bem conhecidas por todos. Nossa natureza é secreta e invisível, mas suas obras são públicas e óbvias a todos.
Vamos analisar elas em quatro pontos:
1.      Área de Sexo V.19; “prostituição, Impureza, lascívia” (Sensualidade; libertinagem; entregar-se aos prazeres da carne.) Jesus no sermão do monte nos ensinou. Mt 5:27,28 27 Ouvistes que foi dito: Não adulterarás. 28 Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para cobiçá-la, já em seu coração cometeu adultério com ela.
2.      Área de RELIGIÃO v20 – “Idolatria, feitiçaria” É importante notar que idolatria faz parte das obras da velha natureza, tanto quanto imoralidade sexual. Idolatria culto a outros deuses pode ser de madeira de bronze, nosso time de futebol, aquele cantor que quando ouço a voz dele meu Deus, o dinheiro colocá-lo como o resultado de todos os nossos problema, feitiçarias horóscopos, são obras da velha natureza -  é se envolver com poderes do mal.
3.      Área SOCIAL VS 20,21 - “inimizades, porfias (discução), ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas” Paulo nos dá oito exemplos de rompimento em nosso relacionamento.
Será que há alguém que odeio?
Estou sempre criando problemas por onde passo?
Tenho ciúme de alguém que conseguiu uma coisa que eu tanto sonhava ganhar?
Será que perco a calma com minha família meus irmã e amigos muito rápido?
Será que sou a fonte de dissensões no lar, no trabalho, na igreja?
4.      Área de ALIMENTAÇÃO v21- “Bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas”
Paulo acrescenta um aviso a esta lista solene de obras da carne v.21b “Eu vos declaro como já outrora vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os quais tais coisas praticam” O verbo praticam se refere a uma prática constante e não um lapso momentâneo (onde há perdão quando confessamos nosso pecado 1Jo 1.7
III_ O FRUTO DO ESPÍRITO (A nova natureza v 22,23)
Por outro lado temos nove virtudes cristãs. Virtudes que descrevem a atitude do cristão diante de Deus, com outras pessoas e consigo mesmo.
Atitudes para com Deus (Amor, alegria, paz)
Nosso primeiro amor deve ser para com Deus Mt.22.37 Amarás ao Senhor teu Deus de
Atitudes para com outras pessoas (longanimidade, bondade, bondade) Paciência com as pessoas que nos irritam; pessoas que nos ofende.
Atitudes para com sigo mesmo (fidelidade, mansidão, domínio próprio) Aspectos de autocontrole, de saber falar e resolver as coisas ruins na hora certa.
Todas essas atitudes são “O fruto do Espírito”
IV_ A LUTA ENTRE AS DUAS NATUREZAS
Quando examinamos as duas naturezas do crente (a velha e a nova - a carne e o Espírito), é obvio que há um verdadeiro cabo-de-guerra entre as duas – cada uma puxando em direção oposta. Existe um tremendo conflito entre as duas. Este é o motivo que Paulo comenta v.17.
Paulo escreveu aos romanos a respeito dessa batalha espiritual (Rm 7.14,15,19, 23). É uma luta constante. Essa é a luta que enfrentamos diariamente. Se depender de nós cederíamos aos desejos da velha natureza, mas se andarmos no Espírito “ v16 Jamais satisfaremos à concupiscência da carne”
V_ E QUAL O SEGREDO DE UMA VIDA VITÓRIOSA
Como o cristão pode vencer essa batalha?
1.      Crucificar a velha natureza v.24
2.      Viver no Espírito v.18,25
3.      Sermos guiados pelo Espírito v.18
4.      Andarmos no Espírito v.25

Conclusão Para concluirmos Cl. 3.2
A vitória está ao alcance de cada cristão, mas precisamos dedicar tempo para oração e meditação na Palavra de Deus. Este é o caminho para que sejamos totalmente controlados pelo Espírito, andando nos seus passos. Assim o fruto do Espírito aparecerá: Alimentar-se do Espírito e matar de fome a carne!

Josias Sillva.
Javé Nissi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário